Home Espanhol
Home
English              
 
Empresa
Atividades
Roteiro
Cursos
Treinamento
fotos
contato
Links
 
 
 

Parque Municipal das Grutas de Botuverá/SC
Botuverá é uma pequena cidade localiza no Médio Vale do Itajaí com cerca de 4.500 habitantes. E é nesta localidade, às margens do Ribeirão do Sete, encontra-se a maior e mais ornamentada gruta do sul do país, ressaltando sua beleza cênica e se revestindo de um incomensurável valor paisagístico e turístico. Bem vindos ao Parque Municipal das Grutas de Botuverá.
 
   

A partir de 1998, a Prefeitura Municipal de Botuverá, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e assessorada pelo Grupo de Estudos Espeleológicos Açungui (instituição voltada à proteção de cavidades naturais), iniciou os diversos estudos para a elaboração e implantação do Plano de manejo do patrimônio Espeleológico, resultando então na criação do Parque Municipal.

Após 65 milhões de anos de sua formação, a Gruta de Botuverá abriga hoje uma grande variedade de espeleotemas (esculturas feitas pela água) como travertinos, cortinas, couves-flor e chão de estrelas. Além, é claro, das imensas estalactites e estalagmites que continuam em formação.

 
A caverna apresenta inúmeros salões que alcançam até 20 metros de altura, povoados por figuras, colunas e calcita escorrida entre outras formas.
Possui uma única entrada conhecida e o início do seu desenvolvimento se dá em piso de argila com bloco calcário.
 

Em toda a sua extensão a caverna é povoada por estalactites e estalagmites. A parte da caverna mais adornada e mais interessante é a sua porção central, mais ampla, entre a posição do órgão e a entrada da galeria das estalactites, onde se acham esculpidas as mais variadas formas e estruturas calcíticas e onde salões oferecem a maior facilidade de intercomunicação. Pode-se atingir vários anfiteatros com toda a facilidade de acessos.

OBS: Atualmente algumas áreas da caverna estão com a visitação restrita, tendo vista a determinação do plano de manejo do Parque, com a finalidade única e exclusiva de não prejudicar as formações e a diversidade biológica.

Pacote inclui:
  • Guia
  • Entrada no Parque Municipal de Botuverá
  • Almoço
  • Kit Ecoporã
Opcional:
  • Traslado
Roteiro

Horário

Programação

Local

7:00 - 7:30

- Saída com destino à Botuverá

Itajaí / Balneário Camboriú

7:30 - 8:30

- Chegada à Botuverá

Botuverá

9:00 - 10:30

- Realização da visita às cavernas

Botuverá

10:30 - 12:00
- Passeio pelo Parque Botuverá
12:00 - 13:30
- Almoço colonial Botuverá

13:30 - 15:00

- City tour histórico pela região

Ilha do Arvoredo

15:00 - 16:00
- Retorno Itajaí / Balneário Camboriú

Mais informações

 

Copyright © 2006 - Todos os direitos reservados
Website desenvolvido por: Marta Smith